Praxes são humilhantes
![]() |
Pois é, meia dúzia de tontos a serem enxovalhados por outros colegas de outros anos da universidade vestidos com trajes académicos, que se deviam envergonhar da humilhação a que sujeitam os jovens estudantes que se prestam àquele espetáculo desolador.
Estamos na terceira semana de aulas na Universidade da Madeira, e esta triste cena de estúpidos que consentem e de outros que se julgam superiores e os obrigam a semelhante vexame.
A poucos metros, outro grupo de três agachados e 3 armados em superiores, canta: “ O bacalhau é bom, é bom, é bom…”
Outro entoa: “Tira, tira, que eu quero cagar….”
Lindos exemplos sociais..
Acabaram por hoje. São quase 20 horas.
Afinal, ainda chega um grupo, de uns 20 “amarelados”, não sei se são do curso de Medicina, mas, por enquanto estão sossegados no seu canto, lá à frente. No entanto, estes, nos últimos dias, têm sido aqueles que mais figura de urso têm feito.
De repente, vêm na direção do lado em que eu me encontrava. E, de joelhos, dirigiram-se a um palerma de fatiota universitária a proferir, por duas vezes, frases que nunca consegui entender o que diziam.
Falavam com um personagem, de óculos de sol, naquela quase noite, que parecia coordenar as praxes, com o seu pau pequeno na mão, a colher dos humilhadores.
Isto não são formas de entrosar quem chega com quem já estuda há mais tempo.
Devia ser travado de uma vez por todas. Num país civilizado, embora pense que ninguém obriga ninguém a aderir às praxes, não há lugar para tradições como estas.
Paulo Camacho
Legenda da fotografia: A foto de praxes não se refere ao texto escrito e foi recolhida no site da CM de Portalegre, a quem endereçamos os devidos créditos
Comentários
Enviar um comentário